10/04/2016

Brunch | no Porto

Brunch é uma refeição de origem britânica que combina o pequeno-almoço (em inglês: breakfast) com almoço (em inglês: lunch), normalmente feita aos fins de semana, com a junção de ingredientes das duas refeições e, diga-se, um momento altamente calórico. E é para mim uma das melhores ideias para um fim de semana preguiçoso, em que dormimos um pouco mais, e saboreamos uma refeição completa e recheada de conversa à volta da mesa.
Assumidamente é musiquinha para os meus ouvidos um "Vamos num brunch?" (adoroooo), seja ele caseiro ou a ida a um dos locais que o servem (são cada vez mais, para regozijo de quem os aprecia).

E é dessas pequenas maravilhas que hoje vou falar, dos que conheço no Porto (a lista não é assim tão vasta, porque sempre que um me enche as medidas tenho alguma tendência à repetição), com algumas descrições e a minha opinião (claro).

Ao jeitinho "all can you eat" (não é bem assim, mas vai dar quase ao mesmo. Estilo Buffet): 

BB Gourmet

O BB Gourmet (ainda no restaurante da Avenida da Boavista, actualmente só há brunch nas Antas e na Baixa) foi o segundo brunch que experimentei - o primeiro brunch foi no Tea Point, entretanto encerrado - e julgo que foi a qualidade e variedade do mesmo que me fez gostar ainda mais deste conceito.
É um brunch buffet com boa selecção de pães, croissants, scones, carnes frias, queijos, fruta, saladas, miniaturas, quiches e doces. As bebidas (não alcoólicas) e um prato quente à escolha estão incluídos.

vai gordinha

Estrelinha: as panquecas, consistência perfeita
A desfavor: a demora ou ausência de reposição de pratos (nas últimas vezes que fui)

BB Gourmet
Antas e Baixa
Preço: 15euros por pessoa
Serve: sábado, domingo e feriados


Terrella

O Terrella soma vários pontinhos quer pelo espaço (simpático) quer pela variedade e qualidade do buffet. Tem uma vasta selecção de "momentos" de pequeno-almoço (pães, scones, croissants, doces, queijos, carnes frias, ovos mexidos, bacon, feijão, cogumelos, salmão fumado, fruta, ....), duas opções de pratos quentes, várias saladas e óptimas sobremesas. As bebidas (um copo por pessoa) estão incluídas no preço.

vai gordinha


Estrelinha: Grande variedade e qualidade. Recomendado
A desfavor: Novo conceito de turnos (11h30-14h00 e 14h00-16h00) e (alguma) confusão que se gera na entrada e no buffet (nas primeiras vezes que fui não houve qualquer constrangimento a este nível)


Terrela
Rua Ofélia Diogo Costa 105A (traseiras da Casa da Música)
Preço: 16euros por pessoa
Serve: sábado e domingo


Grande Hotel do Porto

O Grande Hotel do Porto tem um bom brunch, muito ao registo do BB Gourmet e Terrella, e inclui sushi e maior variedade de "pequeno-almoço". A sala é ampla, no estilo do próprio hotel e o ambiente mais direccionado a famílias e menos descontraído. As bebidas estão incluídas no preço.
foto retirada da internet

Estrelinha: show cooking de todo o tipo de ovos
A desfavor: sala pouco trendy

Grande Hotel do Porto
Rua de Santa Catarina 197
Preço: 15euros por pessoa
Serve: domingo


Champanheria da Baixa-Bistrô

O brunch da Champanheira da Baixa foi a escolha mais recente e pauta-se pela qualidade dos produtos, no entanto em reduzida variedade (apenas uma mesa de buffet - na imagem). Os ovos (mexidos, omelete de ervas, benedict, ...) são pedidos ao simpático staff e feitos no momento.
Diferencia-se dos restantes na opção de bebidas que inclui vinhos e sangria (para além dos habituais sumos, água, cafés, chás).

vai gordinha

Estrelinha: a sangria e o brownie de chocolate com avelãs (delicioso)
A desfavor: relação variedade/preço

Champanheria da Baixa
Rua Sá da Bandeira 476
Preço: 20euros por pessoa
Serve: domingo


À carta (menu definido):

Loja dos Pastéis de Chaves

A Loja dos Pastéis de Chaves, como o próprio nome indica, é um espaço dedicado aos ditos pastéis (de receita tradicional e produtos de qualidade) e que procura dar resposta à procura que existe para a refeição descontraída que é o brunch.
O brunch é constituído por torrada (em pão maravilhoso), prato de presunto, pastel de chaves salgado e doce, bagels à escolha ou tosta e salada, laranja (do mais doce que há), sumo e café ou cappucino. Apesar de não ser um brunch buffet, num espaço que impele muita hora de preguiça e conversa, recomendo vivamente (no preço nem se fala: um brunch custa 9,5euros e dá perfeitamente para duas pessoas, adicionado de uma ou outra bebida ou extra).

foto retirada da internet
Estrelinha: o preço
A desfavor: nada a apontar


Loja dos Pastéis de Chaves-Baixa
Rua da Firmeza 476
Preço: 9,50euros (valor de um brunch que serve dois)
Serve: fins de semana


Rota do Chá

Fui ao brunch na Rota do Chá (a falta de reincidência fala por si) e confesso que não fiquei maravilhada. O espaço é giríssimo (já o conhecia) mas o core não é de todo o brunch (na minha opinião, demasiado simples e "caro" atendendo a esse facto).

foto retirada da internet
Estrelinha: o espaço
A desfavor: relação quantidade/variedade/preço


Rota do Chá
Rua Miguel Bombarda
Preço: 12euros por pessoa
Serve: sábado

Por razões óbvias não refiro aqui os que gostei muito mas que já não disponibilizam o serviço, no entanto fica a minha querida wishlist (sempre em actualização): Soundwich (15euros), Taberna do Bonjardim (15euros), Casinha Boutique Café (10euros), Breyner 85 (10euros), HF Ipanema Park (15euros), Porto Palácio (30euros), Oficina Café Criativo (14euros), The Bird (12euros), Amarelo Torrada (10euros).

Qualquer registo de imprecisão, opiniões ou sugestões de locais não referidos serão muito bem acolhidos por e-mail.
SHARE:
© serendipity. All rights reserved.