28/10/2016

Curso de Fotografia

Falei aqui que ia iniciar um Curso de Fotografia no final de setembro.

Acabou por não começar em setembro, mas sim no dia quatro de outubro. E desde aí glup glup glup aprendi mais sobre Fotografia em quatro aulas - e faltei a uma por doença - do que durante toda uma vidinha a "atirar" fotografias.

Vão ser cinquenta e cinco horas, três meses e meio, um trabalho final, muita componente prática, muitas fotografias e "não fotografias", muito trabalho de casa, e um gozo enorme. Porque gosto muito de fotografia, só não percebia nadinha.

O curso que estou a frequentar foi-me muito recomendado pela SK e agora entendo o fundamento. Esta é a 14ª edição do Curso Básico de Fotografia (esgotada, à semelhança das anteriores, e em várias turmas existentes) e é direccionada a quem tem pouco ou nenhum conhecimento de Fotografia, mas interesse em dominar o seu equipamento e técnica fotográfica, e a quem já tem uma base e pretende aprofundar conhecimentos. O curso visa o conhecimento básico e aprofundado da técnica e da linguagem fotográfica, através da obtenção de imagens mais perfeitas e interessantes visualmente, para quem a fotografia não seja apenas um registo de recordações.

Durante o curso serão percorridos aspectos teóricos e práticos como a história da primeira fotografia, o uso da câmera e equipamentos, revelação em P/B e noções de laboratório P/B, construção e manipulação de uma câmera fotográfica artesanal “pin hole” (por ex.: fotografar com lata ou caixa de fósforos), a teoria e a prática intensiva para a manipulação manual e técnica da câmera fotográfica com o objectivo de atingir o domínio absoluto do equipamento, elementos de linguagem fotográfica como a luz/ regras da composição e do enquadramento, noções básicas de software para a edição e o tratamento digital de imagens, saídas colectivas para fotografar, visita a exposição e Museu da Fotografia.

E no final.....os trabalhos realizados pelos alunos no decorrer do curso serão expostos (e não é só nas paredes lá de casa:)).

O mérito do meu entusiasmo, motivação e, espero no final, saber fazer fotografia é do fotógrafo e formador Hugo Lima (aqui e aqui).

 
SHARE:
© serendipity. All rights reserved.